CMN automatiza cálculo da TJLP Resolução nº 4.645,

O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou a Resolução nº 4.645, que automatiza o cálculo da Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), atendendo a Lei nº 13.483, de 21 de setembro de 2017. 
  
O objetivo da norma é exclusivamente automatizar o cálculo da taxa TJLP a partir de dois componentes: a meta de inflação e o prêmio de risco, como determina a Lei 9.365 de 16 de dezembro de 1996. 
   
A TJLP, por determinação legal, não pode mais ser utilizada em novos contratos de financiamento,  valendo apenas para as operações já contratadas no passado com esta taxa.
  
A meta de inflação será calculada pro rata para os doze meses seguintes ao primeiro mês de vigência da taxa. Já o prêmio de risco será calculado a partir da média de seis meses da taxa de rendimento das Notas do Tesouro Nacional, Série B (NTN-B) para o prazo de três anos. 
  
Com o objetivo de reduzir a volatilidade da TJLP, haverá um fator de ajuste do prêmio de risco, com efeito redutor, de acordo com o rendimento das NTN-B. Este redutor será igual a 2 pontos percentuais, sempre que a taxa NTN-B for maior ou igual a 4% ao ano. Abaixo disto, será igual à metade da taxa da NTN-B. Com o mesmo intuito de redução de volatilidade, a TJLP será limitada à meta da taxa Selic, quando esta última for superior a 8,5% ao ano, preservando o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos e dos projetos de investimento financiados pela TJLP. 
  
Com a entrada em vigor da Resolução, o Banco Central passará a apurar com base no cálculo divulgado nesta Resolução e a divulgar a TJLP trimestralmente, no último dia útil do mês imediatamente anterior ao de sua vigência. 
  
A primeira TJLP calculada com esta metodologia será divulgada ao final de março.
  
Os consultores  do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro Cleofas Salviano e Vinícius Brandi estarão à disposição da imprensa às 17h, na sala de entrevistas do Banco Central, para esclarecer o conteúdo da resolução.

  

Fonte: 

Brasília, 16 de março de 2018.

Banco Central do Brasil

Exibições: 122

Os comentários estão fechados para esta mensagem de blog

Mensagens de blog

Banco CCB - BIC

Postado por Matriz Consig em 20 maio 2018 às 12:29 0 Comentários

Outras promotoras podem ter parado com o CCB, mas seguimos disponibilizando:

Solicite sua senha de digitação no Banco mais ágil do mercado :

Marinha: - Analise em apenas 4 horas Fator fixo de 0,027430 em 72x

Comissão do NOVO com…

Continuar

CMN regulamenta as fintechs de crédito

Postado por Modera em 27 abril 2018 às 11:55 0 Comentários

Agenda BC+: CMN regulamenta as fintechs de crédito



As Resoluções …

Continuar

Estatísticas - operações de crédito, (relatório do banco central) !

Postado por Modera em 26 abril 2018 às 12:00 0 Comentários

1. Operações de crédito

Segundo o Banco…

Continuar

© 2018   Criado por Modera.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço